Resumo cap 5 pai rico pai pobre
A historia dos impostos e o poder da sociedade anonima
Todo mundo deve lembrar a saga de Robin Hood. O simpático e bondoso personagem de inúmeros livros e desenhos que é um “exemplo” a ser seguido. A idéia de tirar dos ricos e dar aos pobres é a vontade da maioria das pessoas (claro, porque a maioria é pobre).
Os impostos foram criados inicialmente na Inglaterra e depois nos EUA. O pilar que sustentava a cobrança de impostos era justamente esse de Robin Hood “tirar dos ricos e dar aos pobres”. Como a maioria das pessoas era pobre, os governantes não tiveram grandes dificuldades em aprovar essa mordida no bolso dos ricos. No entanto, o que a experiência histórica nos mostra é que o tiro saiu pela culatra. Enquanto a máquina estatal aumentava os seus gastos freneticamente, os ricos arranjaram jeitos de se desviar dessa cobrança e, enquanto isso, a carga iria cair justamente em quem menos podia pagar: a classe média e os pobres.
Os impostos serviam como arrecadação para financiar guerras e não eram cotidianamente cobrados pelo governo , mas por ser uma enorme fonte de renda pare ele, o governo acabou criando gosto pela coisa e passou a cobrar impostos.
Inicialmente os americanos eram muito contrários aos impostos, chegando ate mesmo a desencadear a Guerra Revolucionaria devido a um excessivo imposto cobrado sobre o chá. Mas passados cinqüenta anos tanto os Estados Unidos quanto a Inglaterra as pessoas se acostumaram ao imposto de renda rotineiro.
Para que os impostos fossem aceitos pelas massas divulgou-se que os impostos eram para punir os ricos, idéia essa, questionada pelo autor, pois ele defende que os ricos nunca são afetados com impostos e que os pobres e a classe média foram enganados e acabaram votando a favor da lei que não os favorecem.
O autor conta que seu pai capitalista possuía uma educação sobre impostos que lhe dava a chance de saber onde estava ganhando e como fazer para que os impostos não atrapalhassem seus investimentos e que ele