Design lúdico aplicado ao projeto de interiores comercial
Este trabalho apresenta as diretrizes conceituais que estruturarão a elaboração de uma Confeitaria para a cidade de Florianópolis – SC, que utilizará um local pré-definido e terá a criação de um interior com o design lúdico; será um espaço para alimentação, diversão, relaxamento; contendo uma vitrine, um espaço para balcão de atendimento e local para degustação. Para a formalização deste trabalho foram consultadas inúmeras bibliografias que vão desde conceitos relacionados à gastronomia e o lúdico, consulta de projetos correlatos, até pesquisas mais específicas como à forma nas vitrines e mobiliário. Todas as teorias e conceitos passados neste trabalho servirão com auxilio para a elaboração de uma proposta coerente que satisfaça as carências do conhecimento do lúdico para a população visando um melhor desenvolvimento intelectual e gastronômico da população de Florianópolis e região.
Palavras-Chave: Confeitaria. Projeto de interiores. Projeto lúdico.
1.1 PROBLEMÁTICA
O design lúdico precisa ser mais reportado no Brasil, temos uma carência muito grande do mesmo em projetos Brasileiros. O Brasil precisa deste design lúdico não apenas para inovação dos projetos, mas para a emoção pessoal, é uma satisfação para o designer criar espaços e objetos que despertem algum sentimento nas pessoas. É um desafio muito grande projetar algo que, embora acessível a todos os consumidores dê as pessoas algum sentido de experiência elevada ou prazer. E ainda mais importante é melhorar o mundo, torná-lo mais confortável, mais tecnológico, mais inovador, mais conceitual, mais dinâmico, contribuindo para a formação de um mundo sem fronteiras e mais humanizado. (Norman, 2004, p13)
Por meio desta reflexão, de que forma um projeto de interiores poderia requalificar um espaço comercial transformando-o em um referencial lúdico e conceitual?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
A carência de um espaço destinado ao projeto lúdico