Qualidade da água
Métodos Utilizados
❖ Oxigênio dissolvido: Método proposto por Winkler (1888) e modificado por Pomeroy & Kirchman (1945) e Golterman et al., (modificado) 1978.
❖ Alcalinidade: Standard Methods, 1998
❖ Dureza: Standard Methods, 1998.
❖ Amônia: Standard Methods, 1998
❖ Nitrito: Standard Methods, 1998
❖ Nitrato: Standard Methods, 1998
❖ Fósforo total: Standard Methods, 1998 (Modificado)
❖ Ortofosfato Solúvel: Standard Methods, 1998
OXIGÊNIO DISSOLVIDO
Procedimento no campo:
Encher cuidadosamente num frasco de DBO, de maneira que o fluxo de água seja através de um tubo de borracha, alcançando o fundo do frasco. Evitar a entrada de bolhas de ar. Introduzir cuidadosamente a tampa, evitando sempre o aprisionamento de bolhas. Após alguns minutos, remova a tampa e adicione: 1mL de Sulfato manganoso e 1mL de Azida sódica (para frascos de 200 ml). Recolocar a tampa firmemente evitando a formação de bolhas de ar. Misturar bem. Forma - se um precipitado de hidróxido manganoso, que é oxidado a Hidróxido Oxidomangônico, na presença de O2 na atmosfera. Acondicionar no escuro até o momento da análise, de preferência imersos em água com gelo.
Procedimento no laboratório:
Deixar sedimentar o precipitado. Pode ser estocada por uma semana, preferencialmente em água ou na geladeira. Introduzir 1ml de Acido sulfúrico para cada 100ml de água e recolocar a tampa, evitando a perda do precipitado ou a entrada de ar. Misturar bem. O precipitado se dissolve e os íons mangônicos em solução ácida, oxidam iodeto a triiodeto (I3-) e iodo livre. Transferir 50 ou 100ml da amostra através de uma pipeta volumétrica, para um erlemmeyer. Titular com solução de tiossulfato de sódio a 0,0125N ou valor próximo até obter uma coloração amarela clara. Adicionar algumas gotas de amido (azul-escuro) e continuar a titulação até o ponto de viragem (incolor). A