A importância do design e projeto luminotécnico
Iluminação e Design de Interiores Instituição de Pós Graduação - IPOG
Resumo
Este artigo demonstra de forma bibliográfica a iluminação em lojas, procurando elaborar um novo conceito de loja, onde o proprietário se preocupe em realizar um projeto com um profissional, visando a melhoria na sensação de conforto dos seus cliente. O objetivo principal foi mostrar a importância do uso adequado da iluminação nos diversos espaços de uma loja e a importância da contratação de um design de iluminação. O tema foi abordado, pois sabe-se que muitas empresas ainda tem um paradigma para a contratação de profissionais especializados e que existe uma dificuldade de entendimento do proprietário, pois ele muitas vezes não está capacitado para projetar a iluminação.
Palavras-chave: Iluminação, design de iluminação; loja.
1. Introdução
A iluminação é o instrumento que oferece a ambientação de uma loja. De acordo com Gatai (2012) divulga a área promocional e complementa a valorização do produto. Ela contribui para tornar a loja confortável, convidativa e agradável.
Um projeto luminotécnico define o tipo e a quantidade de luminárias necessárias para a loja, cores a serem utilizadas, sendo que os acabamentos e os materiais utilizados nos revestimentos são considerados itens exclusivos do design e que, se bem iluminados, proporcionam a uniformidade desejável na loja. Sabe-se também que o projeto tem a finalidade de mostrar a importância do uso adequado da iluminação nos diversos espaços, e mostrar a importância da contratação de um design de iluminação.
Para Rodrigues (2002), a iluminação natural é a principal fonte de iluminação da Arquitura e por isso indispensável em nossas vidas e por isso é considerada como matural e familiar, fazendo com que as pessoas ignorem a necessidade de conhecê-la e comprendê-la. Porém a iluminação natural tem um elevado potencial de economia e energia, como fonte de luz