Resumo design de Interação
Nome: Daniela Neumann
Disciplina: Design para Meios Digitais
Professor: Rodrigo Brod
Semestre: A/2014
Resumo do livro
Design de Interação - Além da Interação Homem-Computador
Em nossa vida existem muitos produtos interativos. Como por exemplo: micro-ondas, cafeteira, máquina de lavar roupas, impressora, videogame, caixa eletrônico. Mas quantos deles são fáceis e agradáveis de utilizar?
Muitos produtos requerem a ação do usuário para realizar suas tarefas, mas muitos deles não foram projetados tendo em mente esta ação de interação do usuário. Foi levado em consideração apenas o quesito engenharia desconsiderando totalmente a perspectiva do usuário e se o produto desenvolvido é fácil e agradável de utilizar e eficaz em suas tarefas.
A preocupação do Design de Interação e desenvolver produtos interativos que sejam utilizáveis, ou seja, produtos fáceis de aprender, eficazes no uso e que proporcionem uma experiência agradável ao seu usuário. Um bom ponto de partida para projetar produtos interativos e analisar os bons e maus exemplos de design.
Projetar produtos interativos usáveis também deve ser levado em conta que irá utilizá-los e onde serão utilizados. Outra preocupação consiste em entender o tipo de atividade que as pessoas estão realizando quando estão interagindo com os produtos. Existem muitas maneiras de projetar o modo como os usuários irão interagir com um sistema e cada vez mais surge formas inovadoras de interação.
Esta vasta multiplicidade de escolhas e decisões com as quais o designer vai se deparar exige que ele conheça e compreenda os usuários de forma que consiga aperfeiçoar e otimizar as ações dos usuários, projetando sistemas usáveis, úteis e proporcionando experiências agradáveis.
O Design de Interação cria experiências que melhoram e estendam a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem. A princípio os engenheiros sistemas de hardware para eles próprios