Resumo de urbanização
Diferença de urbanização – migração gradativa da população do campo para a cidade. e Crescimento urbano – consiste na expansão das cidades e pode existir sem que haja urbanização.
Êxodo rural ou migração rural-urbana – só ocorre quando o crescimento urbano é superior ao rural, ou seja, qdo há migração do campo para a cidade e a população urbana aumenta proporcionalmente em relação á rural.
A urbanização no Brasil só se expandiu de fato qdo a indústria se tornou o setor mais dinâmico da economia nacional, no sec. XX , com aumento proporcional dos empregos no setor secundário e terciário (banco, comercio, escolas, setor público, etc).
As pessoas deixam o espaço rural por causa das secas, que deixam as populações rurais sem meios de subsistência e muitas pessoas migram para as cidades em busca de emprego com boa remuneração, infraestrutura e serviços (escolas, hospitais, transporte, etc.).
Diferença entre Sitio urbano – terreno sobre o qual a cidade se constrói, com suas características de relevo, altitudes, planaltos, montanhas, áreas litorâneas, etc
Situação – é a localização geográfica – qto ao espaço mais amplo: as estradas e os meios de comunicação. Riquezas naturais, distancias dos grandes centro, etc.
E função urbana – é a atividade principal de uma cidade, em razão da qual ela se expandiu, ou seja o comercio, a indústria o turismo, etc.
Ex: Rio de janeiro – comercial, portuária, industrial, turística e politico-administrativa
S. Paulo – financeiro, industrial, comercial e politico-administrativo.
Centro das cidades –é a área onde se concentram mais pessoas e onde há mais comercio, banco consultórios, etc., não se define pela localização centra mais pelo movimento.
As cidades podem crescer vertical ou horizontal:
Vertical – pela construção de elevados edifícios ou galerias subterranes.
Horizontal – pela expansão do seu espaço urbano – há uma expansão da periferia, ou seja, das áreas ou bairros mais distantes.
Conurbação