Resenha
RESENHA
INTRODUÇÃO A resenha é uma narração breve e sucinta, sendo um relato de um texto, filme ou outros; descrevendo seus aspectos e pontos principais, podendo possuir a apreciação do resenhista ou não. Ela é imprescindível para a formação da mentalidade científica, auxiliando também os acadêmicos a poupar tempo.
A resenha é, em suma, uma exposição pormenorizada das propriedades de um objeto, ou das partes que o constituem; é um tipo de redação técnica. Para Fiorin e Platão (1990, p.426), “resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem.” Os objetivos gerais da resenha são instrumento de pesquisa bibliográfica, atualização bibliográfica, decisão de consultar ou não o texto original.
Esse tipo de texto pode se dividir em resenha descritiva e resenha crítica ou cientifica, diferenciando-se como explanado a seguir. A resenha descritiva tem como características um teor descritivo que se sobressai, mas também conta com parágrafos narrativos e/ou parágrafos dissertativos. Os elementos que compõe esse tipo de texto seriam: nome do autor; título e subtítulo da obra; nome do tradutor; nome da editora; lugar e data da publicação da obra; número de páginas e volumes; descrição sumária de partes, capítulos, índices; resumo da obra salientando objeto, objetivo, gênero; tom do texto; métodos utilizados e ponto de vista que defende. Por sua vez, a resenha crítica, além de aspectos descritivos demonstra julgamento ou apreciação da obra; defesa de um ponto de vista; argumentos e provas. Os elementos que compõe a resenha crítica são: referência bibliográfica; credenciais do autor; resumo da obra; conclusões da autoria; metodologia da autoria; quadro de referência do autor; crítica do resenhista e indicações do resenhista.
CONCLUSÃO
Como