revolução industrial
Introdução:
Este trabalho tem a pretensão de englobar num emaranhado de idéias os contextos a mim propiciado,com o pretexto de obtenção parcial de notas.
Desenvolvimento:
A primeira abordagem teórica se faz a partir do tema Revolução Industrial,cidade e urbanização onde transparece seu desenvolvimento a partir do século XVIII com um acelerado crescimento urbano,consolidando desta maneira um papel central estabelecido perante a economia no contexto social europeu,surgindo em grande escala as ofertas de empregos e em decorrência a constante do capitalismo.Desta forma cresce de maneira demasiada a aglomeração de pessoas no convívio urbano.
Outro aspecto pertinente tratado neste resumo seria a questão do urbanismo e do planejamento urbano,em que quando a industrialização e urbanização transfiguraram o cenário mundial,em meados do século XIX os problemas urbanos se evidenciaram,dessa maneira.foi esse contexto distorcido de “desordem” urbana que propiciou o surgimento do urbanismo.
Posterior a essas constatações surge o urbanismo no século XX que foi marcado pelo desenvolvimento das tecnologias,um exemplo presente em nossa realidade de forma bastante abrangente seria a cidade de Brasília projetada por Oscar Niemeyer ao final da década de 50.Mesclando nessa época os moldes do urbanismo moderno junto com a economia do Brasil.
Em seguida trata-se da questão urbana hoje que por sua vez é marcada pela globalização diferenciando das cidades do século XIX.Em dados numéricos pode dizer que em 2007 a população urbana dos países subdesenvolvidos ultrapassou a rural e poderá chegar a 60% em 2025.
Fala-se da influencia urbana no campo,assim ao longo do processo,foi tendo uma influncia dacidade emtermos como energia elétrica,internet,televisão e etc estendo os limetes e integrações entre cidades e o campo.
Desta as metrópoles e cidades globais que sinteticamente seria a seguinte definição:Metropole- São cidades populosas adaptadas a economia globalizada.Cidades