historia
ATPS HISTÓRIA
MAICO MOTTA .: 8091890203
Pelotas, 27 de setembro de 2014.
Grécia
Civilização desenvolvida no inicio do 2º milênio a.c, formada por diferentes povos. Tinham ideais políticos baseado em formar cidadãos e educacional do corpo e mente, apenas o homem tinha direito político para participar da democracia. As mulheres não faziam parte dos grupos de cidadãos, apenas gregos livres tinham acesso a educação e os reis eram considerados quase deuses.
Atenas era considerado o centro da cultura, a educação era baseada em formar o cidadão, consistia na formação do corpo pela ginástica e na mente pela filosofia e ciências, na moral era através da música. O ensino era uma iniciativa particular, as meninas permaneciam no lar sem qualquer ensino formal, apenas aprendiam tarefas domésticas ensinadas pela própria mãe. Já os meninos praticavam a alfabetização, música e ginástica, recebiam uma formação integral para tornar-se cidadão.
Roma (753-509 a.c)
Teve papel fundamental para o nascimento do “Ocidente”. Nos deixou a língua romana o Latim e algumas heranças culturais como a Literatura Clássica, Administração, o direito, a engenharia e a organização política.
Na educação. Treinava professores-supevisores em que o regimento se assemelhava com os dos militares. Tinham como objetivo conservar valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais familiares. Era utilitária e moralista, organizada pela disciplina e justiça, fazendo com que os romanos conquistassem um império valioso onde os povos derrotados por eles seriam seus escravos, sem direito ao estudo, aprendendo apenas a fazer arte nas casas onde seriam serviçais.
A civilização romana era dividida principalmente por Patrícios e Plebeus. Os Patrícios eram grandes proprietários, descendentes de famílias dos antigos chefes tribais, faziam parte a