resumo de pedologia
Adélia Aziz Alexandre Pozza
2014
Dentre as características usadas para classificação de solos brasileiros, existem os horizontes que são extremamente importantes, não só sob o ponto de vista de sistematização dos nossos conhecimentos, mas também de fundamental interesse prático.
O solo que classificamos é uma coleção de corpos naturais,constituído por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, contém matéria viva e pode ser modificado por atividade humana.
- Resultante da ação combinada de processos
(adição, remoção, lixiviação e percolação) e fatores
(clima, relevo, tempo, mat. origem e organismos)
UNIDADE BÁSICA DE ESTUDO DO
SBCS
Limites:
* Superior atmosfera
* Laterais outros solos, rochas, detritos e corpos d’água
* Inferior difícil de ser definido
O que são horizontes???
→ Solo é uma variável em três dimensões
→ Corte de estrada → perfil, Isto é, a face de um conjunto de seções, zonas ou faixas , mais ou menos paralelas à superfície
→ Quando essas camadas evidenciam a diferenciação do perfil (por efeito dos processos de formação do solo), são chamadas de horizontes, caso contrário, são apenas camadas.
→ O perfil do solo é formado por esse conjunto de horizontes, desde a superfície até o material semelhante ao que deu origem ao solo.
HORIZONTES
DIAGNÓSTICO X GENÉTICO
Genético → Reflete a presumível gênese daquele solo. Da maneira que o examinador observa.
Observação de campo
Diagnóstico → usado na classificação; obedece uma série de regras e é rigidamente definido dentro de um sistema de classificação.
→ O horizonte diagnóstico é identificado no campo e posteriormente confirmado com ajuda de análises laboratoriais. → O nome de determinado solo é dado pela presença, ausência ou combinação de um ou mais horizontes DIAGNÓSTICOS.
Horizonte diagnóstico – é uma ferramenta para auxiliar o