História questões
O código Napoleônico
Uma das mais importantes medidas tomadas pelo preimeiro-cônsul Napoleão foi a criação do Código Civil dos franceses (1804) ou Código Napoleônico. Com essa lei todos os franceses passaram a ter os mesmos direitos e deveres. A liberdade de opnião e religião. Porém a parte ruim da lei estava relacionada a propriedade que dizia: Era permitido o direito de qulauer pessoa comprar e vender bens, contanto que possuísse recursos para isso. Qualquer requicio de posse feudal das erras fi abolido.
Como o código Napoleônico foi feito para atender os interesses da burguesia, ele foi adotado por varios países como “adrão de legislação moderna”. Napoleão tambem se preocupou em fiscalizar a circulação do saber e das informações. Ele reorganizou a educação pública e criou a Universidade da França, controlada pelo Estado. O mesmo controle foi feito para a imprnsa, o tatro, as letras e as artes, impedidos de criticar o governo.
Napoleão, o imperador
Após a criação do Código Civil Napoleão foi proclamado imperador. Em 2 de dezembro foi feita a consagração de Napoleão, a partir daí Napoleão Bonaparte se tornou Napoleão I.
A expansão francesa
Quando se inicou o imperio de Napoleão, duas coligações foram criadas para extinguir o processo revolucionário e restabelecer a monarquia francesa.
Primeira Coligação: Foi composta em 1793 por varios Estados. Alem de quetões politicas, os países da primeira coligação queriam acabar com a expansão economica da França pela Europa.
Segunda Coligação: Foi liderada pelos ingleses em 1798 ao lado de Russia, Turquia, Áustria, Suécia, Estados alemães e Reino das Duas Sicílias.
Porém, nenhuma das coligações conseguiu seu objetivo.
O reinício das guerras
Napoleão, ainda como primeiro-Cônsul, colocou sua politica expancionista em