Resumo dos conceitos básicos da Pedologia
Edafologia também ciência que estuda o solo, mas sob a visão de como o mesmo sofre mutações de acordo com a influência dos seres vivos.
Ciências relacionadas: geologia, geormorfologia, agronomia, biologia.
Fertilidade é a condição ou capacidade que o solo tem de ceder nutrientes para as plantas, a fim de que estas se desenvolvam.
Produtividade é a capacidade quantitativa que o solo tem de produzir culturas. Todo solo produtivo é fértil, mas o contrário não!
Solo e seus componentes
O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição.
Existem muitas variações de terreno a terreno dos elementos de um solo, mas basicamente figuram-se quatro camadas principais:
• A primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
• A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:
A primeira parte é a do calcário. Corresponde entre 7 e 10% dessa camada.
A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada.
A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura com o Magma.
• A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos, ou seja, rochas sedimentares
• A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.
Formação do solo
O fator de