filtração na industria de alimentos
Nas indústrias de alimentos e bebidas, a filtração aparece na produção de suco de frutas, óleos vegetais, leite e derivados, entre outros produtos. A filtração em escala industrial vai desde uma simples filtração até separações muito complexas. O produto a ser filtrado, pode ser líquido, gás, as partículas sólidas podem ser grossas ou finas, rígidas o plásticas, redondas ou planas individualmente separadas ou agrupadas, etc. A suspensão de alimentação pode ser de alta ou baixa concentração de sólidos, pode estar fria ou aquecida, ou submetida a vácuo ou a alta pressão. Em alguns casos, a separação ou filtração deve de ser total e completa, e em outros a filtração é parcial.
Ao se fabricar produtos alimentícios em grande escala, normalmente são necessárias diversas operações unitárias, tais como moagem, cristalização, lixiviação e filtração, dentre outras. De modo geral, a filtração pode ser definida como a separação de uma mistura heterogênea contendo um sólido e um líquido, fazendo com que o sólido fique retido num meio poroso, e o líquido passe através desse meio.
A força motriz do processo é uma diferença de pressão através desse meio. Os processos de filtração, são classificados, em função da maneira de como esse gradiente de pressão é imposto: gravidade, vácuo, forças centrífugas ou pressão diretamente.
Nas indústrias de alimentos e bebidas, a filtração aparece na produção de suco de frutas, óleos vegetais, vinho, cerveja e em muitos outros. Nestes setores, durante as etapas de filtração, normalmente o líquido é a fração que mais interessa, com valor comercial, enquanto que o sólido é o de menor importância, ou muitas vezes é até indesejável. Dentro ainda do segmento alimentício e de bebidas, a filtração freqüentemente é realizada através de filtros prensa, filtros rotativos ou por meio de membranas. O constituinte que atravessa o meio filtrante é chamado filtrado e o que permanece na superfície ou