Carga Elétrica
Uma matéria é composta principalmente por elétrons, prótons e nêutrons, mas apenas os elétrons e prótons possuem carga elétrica.
Às partículas eletrizadas, elétrons e prótons, chamamos "carga elétrica".
Eletrostática: são cargas elétricas estáticas, ou seja, cargas elétricas paradas. A grande maioria dos materiais do nosso cotidiano é eletricamente neutra, ou seja, não apresenta efeitos elétricos.
Princípios da eletrostática
Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem.
negativo neutro positivo
Num sistema eletricamente isolado, a soma das cargas elétricas é constante.
Corpo negativo: O corpo ganhou elétrons
Corpo neutro: Número de prótons = Número de elétrons
Corpo positivo: O corpo perdeu elétrons
Quando atritamos dois corpos, vemos o fenômeno da eletrização. É através desse processo, o atrito, que ocorrem as transferências de elétrons de um corpo para outro. Por conta dessa transferência de elétrons, percebeu-se também uma força de atração e repulsão. Essa força se deve a uma propriedade da matéria denominada carga elétrica. Assim, podemos dizer que essa força é de natureza elétrica.
Existem dois tipos de cargas elétricas com comportamentos opostos, atração e repulsão. As partículas elementares do átomo são os nêutrons, elétrons e prótons. Embora os prótons e elétrons tenham massas totalmente diferentes, eles possuem cargas elétricas opostas, ou seja, de mesmo módulo, porém de sinais contrários. Os prótons são portadores de cargas positivas e os elétrons são portadores de cargas negativas; já os nêutrons não possuem cargas.
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de carga elétrica é o coulomb (C). O próton e o elétron, em módulo, possuem a mesma quantidade de carga elétrica. O valor da carga do próton e do elétron é denominado quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de: e=1,6 .10-19 C
A quantidade de carga elétrica total (Q) será sempre um múltiplo inteiro (n)