Trabalho sobre métodos de separação - química
A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, onde ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.
Existem métodos de filtração para uso em laboratório, em indústrias e no cotidiano.
O princípio da filtração industrial e o do equipamento de laboratório é o mesmo, só que muda a quantidade de material a ser filtrado.
O aparelho de filtração de laboratório mais comum é denominado filtro de Büchner.
O líquido é colocado por cima e flui por ação da gravidade onde no seu percurso encontra um tecido poroso (um filtro de papel).
Como a resistência à passagem pelo meio poroso aumenta no decorrer do tempo, usa-se vácuo.
Na filtração em laboratório por filtro de papel, ela pode ser utilizada também sem a utilização da bomba de vácuo, onde é denominada filtração comum.
No cotidiano, podemos usar a filtração quando fazemos um simples café e até mesmo ao usar um filtro de água.
Nas indústrias de alimentos e bebidas, a filtração aparece na produção de suco de frutas, óleos vegetais, leite e derivados, entre outros produtos.
Os filtros de cozinha , em geral, servem para barrar as impurezas contidas na água .Este procedimento é muito importante , pois pode evitar inúmeros transtornos, uma vez que muitos componentes presentes na água não potável , podem fazer mal a nossa saúde. A constituição deste aparelho é baseada em camadas, que servem como redes de diversos tamanhos, responsáveis pela captura das impurezas.
REFERÊNCIAS: http://www.brasilescola.com/quimica/filtracaometodo-separacao-misturas.htm http://www.infoescola.com/quimica/filtros/
www.unicamp.br/fea/ortega/aulas/aula19_Filtracao.ppt