Seminario de geografia
Região Norte
Introdução
Com 3.851.557 Km² a Região norte do Brasil é a mais extensa das Regiões Brasileiras, correspondendo a pouco mais de 45% do território nacional.
A área denominado Amazônia Legal apresenta uma área próxima de 5,3 milhões de Km², abrangendo pouco mais de 64% do Brasil.
São cerca de 13 Milhões de habitantes que ocupam esse imenso território, sendo o Pará o Estado de maior População com pouco mais de 6 milhões de habitantes, Seguidos pelos estados de AM, RO e TO
Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias. Na Região Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura; a temperatura e osventos explicam a umidade e o volume dos rios; e o clima e a umidade, somados, são responsáveis pela existência da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amazônica.
A área territorial da região corresponde a 42,27% do território brasileiro. Nesta, estão situados os dois maiores estados do Brasil em superfície, Amazonas e Pará, respectivamente, além de estarem também localizados os dez maiores municípios do Brasil em área territorial, sendo quatro no estado do Pará e seis no estado do Amazonas. Porto Velho, a capital brasileira com maior área territorial, também localiza-se na região.
Relevo
O relevo nortista constitui-se de três grandes unidades geomorfológicas:
Planícies e terras baixas Amazônicas;
Planaltos das Guianas;
Planalto Central;
Clima
Algumas latitudes podem criar uma região com climas quentes e úmidos. A existência de calor e da enorme massa líquida favorecem a evaporação e fazem da Região Norte uma área bastante úmida. Dominada assim por um clima do tipo equatorial.
O clima predominante na região é o equatorial, com exceção apenas no estado de Rondônia, no sul do Amazonas e no norte do Pará,