Separação das substâncias de uma mistura
Introdução;
Separação de misturas;
Separação de misturas heterogéneas:
Separação Magnética;
Peneiração;
Sublimação;
Solução e filtragem;
Decantação;
Centrifugação;
Levigação
Separação de misturas homogéneas:
Cristalização;
Destilação;
Flutuação;
Conclusão;
Webgrafia.
No âmbito da disciplina de CFQ foi-nos pedido para realizar um trabalho sobre algumas matérias do 7º ano. Fui uma das escolhidas para fazer sobre o tema “Separação de misturas de substâncias”. Com este trabalho espero reaver a matéria já dada, embora os métodos que demos não sejam todos os que existem.
Portanto, dos métodos que irei falar, vou referir como se fazem e alguns exemplos.
Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação.
É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentro dos métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Separação Magnética
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenómeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Separação por peneiração
A peneiração consiste na separação de partículas sólidas em grãos menores, com o auxílio de uma peneira.
As peneiras manuais são objetos que consistem numa rede em tela metálica, cujos orifícios têm todos a mesma dimensão e só deixam passar partículas com dimensões inferiores às suas.
Assim, os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores