Resumo de introducão a politica
Usamos a palavra politica em diversos contextos, mas de forma que talvez nem expresse seu real sentido, a habilidade de governar e administrar o destino de uma cidade, politica vem de pólis (“cidade,” em grego). A politica é o mecanismo usado para guiar a sociedade, podemos considera-la como a luta pelo poder ou analisar suas instituições que exercer o poder e procurar saber de onde vem o que é, e o que representa esse poder.
Poder é a condição de atuar na sociedade gerando resultados desejados, e para isso é necessário, existir aquele que manda e o que obedece a ordem, assim o poder é a maneira pela qual, pessoas interferem na vida de outras. O poder está diretamente ligado a força, que é a principal arma para seu exercício, não só a força física, mas, também a capacidade de persuadir e influenciar o comportamento dos indivíduos. O poder do estado é a instancia principal para que se exerça o poder politico nas diversas esferas da vida publica. Na Idade Média, os nobres podiam decidir questões relativas a seus territórios e muitas vezes se tornavam mais poderosos do que o próprio rei. Com o advento das monarquias nacionais, a partir da idade moderna, o Estado adquire o valor de território próprio onde o poder de comando é cada vez mais centralizado e o estado fica mais forte, só o Estado pode criar e aplicar leis, recolher impostos e ter exército e todos os serviços essenciais são exclusivos do Estado forçando assim, o fortalecimento dos serviços públicos. A força coercitiva exclusiva do estado é primordial para o andamento da ordem social, mas por si só não basta para sustentar o poder, pois quando ele é pautado apenas na força, não dura, precisa ser legitimado pela aceitação de quem vai obedecer.
Na história humana, existiram vários tipos de legitimação do poder, na Teocracia a vontade de Deus, na Monarquia o poder é hereditário sustentado pela tradição, na Aristocracia só os mais fortes ou mais ricos, em fim, só os melhores