Relatório Mecânica
Michael Rostand Bezerra de Arruda, Vinícius Gomes Lima, Mirlany Braga, Achylley Chrys e José Neto
Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Laboratório de Mecânica Clássica – Turma XX
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Campus Caraúbas
Rio Grande do Norte – Brasil
Experimento realizado em 23 de Outubro de 2013
Resumo:
Realizamos duas experiências. Na primeira utilizamos um multímetro para medir uma tensão de 1,5v, realizamos cálculos que mostrassem seus erros ou margem de erros, assim obtivemos uma média de 1,546v, desvio padrão de 0,02828v, erro padrão da média de 0,0115v e erro de medida de 0,0137v. Na segunda utilizamos um paquímetro para medir a área de um bloco de madeira onde encontramos uma medida média aproximada de 76,41mm em um dos lados, com desvio padrão de 5,084mm e desvio padrão da média 2,075mm e no outro lado, obtivemos uma medida média aproximada de 100,48mm com desvio padrão de 1,268mm e desvio padrão da média 0,517mm. Podemos observar com os resultados obtidos, que os erros foram pequenos, onde estão ligados ao nível de precisão do aparelho usado.
Palavras chave: Experimento, Medidas,
I. Introdução
Realizaremos medidas de área e de tensão a 1,5V para calcularmos seus erros e margens de erro.
Sabemos que todas as medidas que formos fazer com qualquer que seja o aparelho, vamos encontrar uma certa incerteza na sua medição, pois nunca uma medida vai ter 100% de precisão, devido aos aparelhos usados.
Para chegarmos a uma melhor precisão daquelas medidas, fazemos cálculos na qual vamos chegar a uma medida quase que precisa, levando em consideração a precisão do equipamento usado.
II. Procedimento Experimental
Experimento 1
O procedimento 1 foi para analisarmos a queda de tensão na fonte, no qual foram empregados para a medição das medidas os aparelhos:
Voltímetro
Fonte de tensão com voltagem de 1,5 v
Calculadora Cientifica
Primeiramente, regulamos a fonte de tensão para 1,5 Volts.
Logo em seguida,