Como elaborar trabalhos escolares
Introdução Em nossa vivência escolar, junto a alunos de 1º e 2º graus (ou ensino fundamental e ensino médio como se diz agora), vimos notando ao longo dos anos, o quanto é difícil para eles a elaboração de trabalhos escolares escritos. São poucos os que sabem, de fato, fazer um trabalho à altura da expectativa do professor.
Com freqüência o que se vê mesmo são trabalhos malfeitos, tanto na estética como no desenvolvimento do conteúdo. Na verdade, os alunos geralmente se limitam a transcrever o texto dos livros consultados e, em muitos casos, do único livro consultado. Assim, o Trabalho Escolar não passa de uma simples cópia. Essa tendência é também comum até mesmo nas universidades.
Este Manual foi preparado para orientar alunos que estão no ensino fundamental e no ensino médio. Trabalhos de nível universitário seguem outros critérios, mais técnicos, os quais serão vistos quando o estudante ingressar em algum curso de nível superior e fizer a cadeira de Metodologia do Trabalho Científico. Por enquanto, vamos nos limitar ao que este Manual se propõe, isto é, mostrar o que achamos mais adequado aos trabalhos escolares de nível secundário.
Daniel Walker
O QUE É TRABALHO ESCOLAR? O Trabalho Escolar compreende o conteúdo ou desenvolvimento de um determinado tema, e se constitui uma forma de avaliação à qual se confere nota. Pode ser feito individualmente ou em equipe, e de modo geral, trata de assunto que pode ser encontrado em livros didáticos, revistas, enciclopédias ou outras publicações científicas ou culturais.
Ele é às vezes solicitado para resolver problema de falta de nota de alunos que deixaram de fazer alguma prova. Também serve para melhorar a média de alunos tidos como fracos em determinada matéria, costume já amplamente disseminado entre os professores, principalmente com aqueles que não querem deixar ninguém para fazer recuperação.
Como substituto de prova os alunos