União Europeia
A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única: o euro. A origem data, oficialmente, o dia 07 de Fevereiro de 1992, mas sua criação esteve intimamente ligada a processos anteriores de criação de um grande bloco econômico europeu. (Brasil Escola 2008)
A ideologia de “unir” os países europeus começou nos anos 50, quando no dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman".
Este dia marca o começo da atual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adotado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa. (Fonte: União Europeia Jornais Oficiais e Portais Institucionais)
O Benelux foi um bloco criado ainda durante a Segunda Guerra, seus países integrantes são: Bélgica (Be), Holanda (Ne), do Inglês “Netherland”, e Luxemburgo (Lux). O objetivo desse bloco era integrar esses três países em um mercado comum e único, com a redução das tarifas aduaneiras. Apesar da existência da atual União Europeia, o Benelux ainda existe com o nome de “União Benelux”.
Porém mais tarde, a adição da Itália, Alemanha e França acabaram por criar a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) que se caracterizou por uma integração do mercado siderúrgico, objetivando uma maior integração industrial envolvendo os seis países.
Depois com a fragmentação da Europa em vários Estados, os países-membros da CECA reconheciam que era necessário ampliar o mercado consumidor interno e acelerar o desenvolvimento de sua produção industrial. Em vista disso, foi criado em 1957, com o Tratado de Roma, o Mercado Comum Europeu (MCE), que também é chamado de Comunidade Econômica Europeia (CEE).
Além dos países da antiga CECA, integravam o bloco econômico os seguintes países: Inglaterra, Irlanda e Dinamarca, a partir de 1973; Grécia, a partir de