PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORETAIS NO DISTRITO FEDERAL
Nome do(a) Acadêmico(a)
Título do Trabalho de Conclusão de Curso
Plano de Atuação na Escola apresentada à Universidade Católica de Brasília – UCB Virtual, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em .
Orientador: Prof.
Brasília-DF
2012
Sérgener Ricardo dos Santos e João Wagner Cordeiro da Silva
PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORETAIS NO DISTRITO FEDERAL
Sistematização de Aprendizagem apresentada à Universidade Católica de Brasília – UCB Virtual, como requisito parcial para aprovação na disciplina Métodos de Pesquisa Aplicados.
Brasília-DF
2013
SUMÁRIO
1 - DELIMITAÇÃO DO TEMA
Incêndio Florestal é todo fogo sem controle que incorra através de qualquer forma de vegetação, tendo a possibilidade de ter sido provocado pelo homem por descuido ou por sua própria intenção, ou por causa natural como descargas elétricas e raios de acordo com o PREVFOGO 2002.
Os incêndios florestais se desenvolvem quando as condições são favorecidas para o seu advento, tais como a estiagem prolongada e aumento significativo da temperatura mediadas florestas. Alguns fatores são muito favoráveis para o desenvolvimento de um incêndio, não apenas porque o elemento florestal é o principal fator de alimentação das chamas, mais porque a própria vegetação possui álcool como um dos elementos químicos da composição da grama, da relva, servindo, portanto de elementos químicos da composição da grama, da relva, servindo, portanto de elemento combustível para as chamas tanto quanto a celulose das árvores.
As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o País entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta.