Ciencia Politica
Questão 2 (Valor:1,5)
“Montesquieu aborda o problema da política a partir da conjunção da natureza, conforme os objetivos da ciência moderna, e dos princípios, que organizam os diferentes tipos de governo. Por natureza, Montesquieu entende a característica primordial que seja verificada e previsível no tempo em relação à existência da forma de governo. De outro lado, Montesquieu entende por princípio do governo aqueles sentimentos recorrentes na ordem social, que fundamentam a organização da natureza a partir da harmonia e da obediência dos homens em relação às leis.
A conjunção entre natureza e princípios permitiu a Montesquieu criar uma nova linguagem para a temática da corrupção, atrelada ao papel da economia na vivência dos modernos, moralizando, desse modo, a representação do eu mediante seus interesses”.
Fernando Filgueiras
A partir da interpretação do fragmento textual e de seus conhecimentos sobre a teoria política de Montesquieu, ANALISE os efeitos da corrupção dos princípios de um governo.
Questão 3 – De acordo com o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o contrato social “estabelece entre os cidadãos uma tal igualdade que eles se comprometem todos nas mesmas condições e devem gozar dos mesmos direitos. (...) sua situação [dos indivíduos], por efeito desse contrato, se torna realmente preferível à que antes existia, e em vez de uma alienação, não fizeram senão uma troca vantajosa de um modo de vida incerto e precário por um outro melhor e mais seguro, da independência natural pela liberdade, do poder de prejudicar a outrem pela segurança própria, e de sua força, que outras podiam dominar, por um direito que a união social torna invencível.”