RESUMO DE IMUNOLOGIA- INFLAMAÇÃO
IMUNOLOGIA
RESUMO DA ÚLTIMA AULA: INFLAMAÇÃO
A inflamação decorre da lesão ou da injúria de um vaso, de um tecido, da entrada de micro-organismos, etc. Vale lembrar que nem toda inflamação resulta de uma infecção, mas toda infecção leva a inflamação. A infecção decorre necessariamente da entrada de microrganismos. Dor, Rubor, Calor e edema são características essenciais da inflamação ->
- sensação de pulsar é dada devido a um intermediador inflamatório;
- Dor: provém de um intermediador inflamatório;
- Rubor: vermelhidão local devido a dilatação dos vasos;
- Calor: provém da grande movimentação de células;
- Edema: inchaço que provém por vezes da própria diapedese, do extravasamento do plasma.
A grande infiltração leucocitária e a liberação massiva de citosinas podem provocar danos no tecido afetado, apesar de objetivar a reparação do tecido lesado.
A partir da injúria de um tecido, o primeiro processo a ocorrer é a vasodilatação. Ao aumentar o calibre do vaso, o fluxo sanguíneo diminui. Isso contribui para que as células consigam atravessar do vaso para o tecido injuriado. Ocorre também o aumento da permeabilidade seletiva
*** Aumento da permeabilidade seletiva não é a mesma coisa que o aumento da dilatação. O aumento da permeabilidade seletiva é o aumento dos espaços entre as células que compõem o vaso, o que também contribui para a passagem das células.
Moléculas de adesão envolvidas na migração leucocitária
Na inflamação as células na corrente sanguínea expressam moléculas, sendo que algumas são constitutivas (fazem parte da estrutura normal da célula e do endotélio) e outras são induzidas na inflamação, que vão se associar com outras moléculas presentes no endotélio vascular para realizarem a migração. Essas moléculas são as selectinas, integrinas e as moléculas da superfamília das imunoglobulinas.
Existem três tipos de selectina. A do tipo L, que está expressa nos leucócitos. A E e a P estão presentes no endotélio.