Imunologia
A imunidade é definida como a resistência a doenças. O conjunto de células, tecidos e moléculas que formam é chamado de sistema imunológico, e a reação desses patógenos é a resposta imunológica.
A função do sistema imunológico é prevenir as infecções e erradicar as estabelecidas. Sua importância é obsevada quando indivíduos com respostas imunológicas defeituosas são sucessíveis a infecções serias.
A resposta imunológica é a principal barreira para o sucesso dos transplantes. As respostas imunológicas anormais são responsáveis por diversas doenças muito perigosas, como câncer e outras doenças. A defesa inicial é a imunidade inata ,dando uma proteção inicial contra os patógenos ,quando não da conta ,entra em ação a imunidade adquirida ,mais tardia e eficaz contar as infecções.
IMUNIDADE INATA E IMUNIDADE ESPECIFICA
Os mecanismos de defesa do hospedeiro são constituídos pela imunidade inata,responsável pela proteção inicial contra as infecções, e pela imunidade adquirida,que se desenvolve mais lentamente e é responsável pela defesa mais tardia e mais eficaz contra as infecções.
A imunidade inata também chamada de imunidade natural ou nativa refere-se ao fato estar sempre presente nos indivíduos saudáveis e estando preparada para bloquear a entrada de micrroorganismos e eliminar rapidamente aqueles que consegue entrar nos tecidos do hospedeiro.
A primeira linha defesa da imunidade natural são as barreiras epiteliais,células especializadas e antibióticos naturais presentes nos epitélios,se o microorganismo passar por essas barreiras são atacados pelos fagócitos,linfócitos chamados de células natural killer(NK),proteínas plasmáticas e do complemento.Todos esses mecanismos reconhecem especificamente e reagem contra os microorganismos,mas não reagem contra as substâncias estranhas,mas estimula as respostas da imunidade adquirida contra os agentes infecciosos.
A defesa contra agentes infecciosos é função da resposta imunológica adquirida, é