Como Melhorar O Sinal Do WOM 5000
Cesar Silva
Comentario
Dicas, Intelbras, Tutoriais quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Para quem está com dúvidas nas configurações da CPE WOM 5000 e também quer melhorar o sinal do rádio. Segue abaixo, algumas dicas que irão ajudá-los.
Porquê o nível de sinal recebido no WOM é bem menor se comparado ao NanoLoco?
Em versões antigas do WOM 5000, existia um erro de exibição do sinal recebido. A partir da versão
2.0 este problema foi corrigido.
Porém, existe ainda mais um motivo da diferença de sinal: Data Rate / Modulação. Quanto menor o datarate, maior a potência do sinal transmitido pelo equipamento. Esta diferença de potência pode chegar a mais de 5 dBm (dependendo do equipamento utilizado) entre o maior (MCS7) e menor
(MCS0) datarate.
Os equipamentos da UBNT exibem a informação de sinal de acordo com o menor datarate, ao passo que o WOM 5000 em versões de firmware anteriores a 2.2, exibe o nível de sinal conforme a modulação real utilizada. A partir da versão 2.2, o WOM 5000 utiliza a mesma técnica da UBNT.
Porquê o nível de sinal recebido no meu AP é menor se comparado ao NanoLoco?
O WOM 5000 sai configurado de fábrica seguindo as normas da ANATEL (country code = Brasil).
Desta forma, existem as restrições de potência de irradiação de acordo com o canal de operação do equipamento. O WOM 5000 irá alterar a potência de transmissão, em tempo real, de acordo com a norma. Trocar o país para “Compliance Test” fará com que o equipamento opere sem restrições. Esta prática é contra as normas da ANATEL e o usuário do equipamento assume total responsabilidade sobre seu funcionamento.
Porquê ao configurar o WOM 5000 como AP, os clientes demoram para conectar?
O DFS (Seleção Dinâmica de Frequência) é um dos requisitos mandatórios da ANATEL para operação na faixa de canais que vão do 5470 ao 5725 MHz. Basicamente o DFS serve para evitar interferência com sinais de radar que operam nesta faixa de canais. Se seu equipamento está