Imunologia Completo
Resumo
IMUNOLOGIA MÉDICA
LEONARDO BATALHA
INTRODUÇÃO
A imunologia estuda o sistema imunológico e seus mecanismos de resposta a agentes que invadem o corpo. Esses agentes podem ser animados ou inanimados. O nosso corpo apresenta barreiras que, em conjunto, servem para impedir o ingresso desses agentes para o organismo, mantendo-o estéreo. Caso essas barreiras não consigam impedir o ingresso de um microrganismo ou partícula infecciosa, o sistema imunológico vai agir para promover a eliminação desses agentes do organismo.
As barreiras naturais podem ser físicas, químicas ou biológicas.
Barreiras físicas: São as mucosas, tecidos epiteliais e a pele, que é o maior exemplo de barreira natural. Essas barreiras físicas impedem o contato dos produtos de secreção e o ambiente extracorpóreo, com as células funcionais do organismo. Formam uma espécie de “parede” impermeável.
Barreiras químicas: São substâncias que impedem a ploriferação de microrganismos infecciosos ou moléculas que inativam certas substâncias. Podem ser o PH do meio, muco, substâncias secretadas nas secreções como a lisozima, lipídios entre outros.
Barreiras biológicas: São microrganismos que habitam o organismo pacificamente (microbiota normal), e que, por competição, impedem o crescimento de outros agentes infecciosos naquele tecido. Outra barreira biológica é o macrófago, por exemplo.
OS TIPOS DE RESPOSTAS EXISTENTES
RESPOSTA NATURAL
Apresentam como características gerais a especificidade para estruturas que apresentam grupos de microrganismos correlatos, uma diversidade limitada que é codificada pelas células tronco do sangue e ausência de memória.
XIV Medicina ITPAC | Leonardo Batalha
1
IMUNOLOGIA
Resumo
RESPOSTA ADQUIRIDA
Apresentam como características gerais a Especificidade para antígenos de microrganismos e para antígenos não microbianos, uma diversidade enorme, com receptores que são produzidos por recombinação somática de genes, presença de memória.
Resposta Adquirida humoral: