Cap Tulo 20 Tizard Vacinas E Sua Produ O
1604 palavras
7 páginas
Instituto Federal Catarinense – Campus AraquariBacharelado em Medicina Veterinária – Imunologia Veterinária
Alberto Gonçalves Evangelista
Capítulo 20 (Tizard) – Vacinas e sua produção
Introdução
A vacinação é o método mais efetivo para o controle das doenças infecciosas nos humanos, e oferece o menor custo-benefício. Graças ao uso de vacinas eficazes, a varíola foi erradicada. Graças a maiores conhecimentos técnico-científicos disponíveis atualmente, a pesquisa em vacinação está tendo grande desenvolvimento.
Tipos de Imunização
Existem dois métodos básicos, a imunidade ativa e a imunidade passiva. A imunização passiva consiste na passagem de imunidade temporária de um animal resistente para um sensível. Essa proteção é imediata, mas vai decaindo com o tempo. A imunização ativa consiste em induzir o organismo a produzir seus próprios anticorpos, a partir da inoculação de antígenos. A desvantagem é que essa imunização demora um tempo para se tornar uma defesa efetiva, mas, uma vez formada, pode ser estimulada por todo o resto da vida do indivíduo.
Imunização Passiva
Os anticorpos devem ser produzidos por imunidade ativa pelo animal doador, e essa imunidade, quando passada para outro animal, vai decaindo conforme o tempo transcorrido. Um dos tipos de imunidade passiva mais utilizado é o de anti-soro contra organismos toxinogênicos, produzido em cavalos. Esse anti-soro é constituído por imunoglobulinas. Para a produção do soro, injeta-se toxóides nos cavalos e, posteriormente, a toxina purificada. Com o animal produzindo anticorpos, retira-se o soro contendo as imunoglobulinas.
Para comparar a potencia das imunoglobulinas existe o Padrão Biológico Internacional.
Embora as imunoglobulinas confiram uma imunidade imediata, existem problemas com a sua utilização. Um exemplo disso é o tratamento pelo qual as imunoglobulinas devem passar para que as proteínas do doador não sejam consideradas antígenos pelo receptor. Se houver proteínas do doador circulantes no receptor,