Enfermagem
CASOS CLINICOS
SÃO LUIS 2012
ANDREA MENDES OLIVEIRA
BIANCA NUNES BRAGA
ATIVIDADE DE IMUNOLOGIA
CASOS CLINICOS
Atividade apresentada ao Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Terezinha – CEST para demonstrar as atividades realizadas no laboratório de imunologia e para obtenção da nota de atividades complementares da disciplina.
SÃO LUIS
2012
ESTUDO DE CASOS
Caso Clínico – 1:
Paciente,18 anos de idade febre alta, falta de ar e tosse produtiva a três dias. Nega antecedentes mórbidos ao exame.
Ao exame
Prostação, dispnéia, estertores creptantes na base do pulmão direito, baço palpável 4cm do rebordo costal esquerdo.
Evolução:
Raí – x de tórax mostra infiltração pulmonar, hemograma aponta neutrofilia
Diagnóstico:
Pneumonia
Discussão do caso:
Imunógeno exógeno. O antígeno causador é um antígeno completo exógeno, apresenta cápsula. Em função de aumento do baço a bactéria se dirigiu – se ao baço.
A esplenomegalia ocorre em função do antígeno, através da corrente sanguínea migrou para o baço, órgão linfóide periférico, ocasionando a proliferação de linfócitos e a produção de anticorpos.
Conclusão
Quadro grave diante de uma pneumonia que, em condições normais seria combatida pelo sistema imunológico.
A paciente provavelmente é portadora de uma doença de base imunodepressora, justificando assim o fato de uma infecção com Streptococos pneumonia que é comumente eliminada pelo sistema imune ter evoluído para um quadro grave.
Caso Clínico – 2:
Paciente com 30 anos de idade, sexo feminino, moradora de zona urbana, procurou o médico relatando que passou apresentar lesões de pele após ter ido para zona rural, devido a picada de inseto. A paciente comparava – se a moradores da zona rural que haviam sido picadas pelo mesmo inseto, porem não apresentavam nada.
Ao exame: