resumo de fayol
Introdução
Administração é planejar, organizar, executar, liderar e executar. Administração e processo de tomar decisões agrupadas em quatro categorias, chamadas funções, cada uma delas um processo em si.
Henry Fayol
Fayol é um dos integrantes da escala clássica da administração. Ele começou a trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Passou toda sua vida nesta empresa, aposentando-se como diretor geral. Em 1985, quando foi promovido a esta função, a empresa estava em decadência, e Fayol reverteu este quadro, e tornou a empresa extremamente bem-sucedida.
Fayol queria passar toda sua experiência nos seus últimos anos de vida e fundou o Centro de Estudos Administrativos, onde importantes industriais participaram, funcionários do governo, escritores, filósofos, e militares. O resultado desta iniciativa se tornou o Centro de Estudos administrativos fundia-se com a conferencia da Organização Francesa.
Processo Administrativo segundo Fayol
Aos seu 75 anos, Fayol publicou o livro (Administração geral e industrial).
Segundo Fayol, a administração e função é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição e Ela compreendi cinco funções: planejamento, organização, comando e controle.
Função Administrativa
Administração é uma atividade comum a todas os empreendimentos humano, todo que esta relacionado a planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Fayol criou sua própria teoria:
Técnica (produção, manufatura)
Comercial (compra, venda e troca)
Financeira (procura e utilização de capital)
Segurança (proteção da propriedade e das pessoas)
Contabilidade (registro de estoques, balanços, custos, estatísticas)
Administração (planejamento, organização, comando, coordenação e controle)
Planejamento: examinar o futuro e traçar um plano de ação e media de longo prazo.
Organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o