Resumo de esclerose Multiplá
A esclerose múltipla trata-se de uma doença degenerativa crônica, provavelmente autoimune que na fase inicial é bastante sutil. Os sintomas são transitórios, podem ocorrer a qualquer momento e duram aproximadamente uma semana, desaparecendo em seguida e retornando sazonalmente, com maior intensidade e atingindo outras áreas . no caso apresentado inicialmente a paciente apresentava embaçamento da visão, que evoluiu gradativamente para outros sintomas, até ser diagnosticado pelo neurologista através de um exame de RM do cérebro, que apontou lesões típicas de esclerose múltipla , assim como nessa paciente na grande maioria , a esclerose atinge pessoas entre 20 e 40 anos, e são raros os casos fora dessa faixa etária.
Trata-se de uma doença que atinge uma capa que existe no axônio , chamada de bainha de mielina( que é um isolante lipídico que envolve o axônio dos neurônios ) cuja função é aumentar a resistência da membrana e diminuir a capacitância da mesma . ela é atacada pelo próprio sistema imunológico, e as causas podem ser genéticas ou adquiridas, deteriorando-a e criando falhas na mesma . ocorre que a função da bainha de mielina é ajudar, tornar mais rápida, o processo dos potenciais de ação, que funcionam em um ciclo de despolarização ( quando fica com a polaridade invertida por brevíssimo tempo ) do potencial de ação, seguido da repolarização do potencial e novamente a polarização e descanso, assim ocorre a propagação .
A fim de que os potenciais de ação sejam conduzidos em nervos mielinizados é preciso haver interrupções periódicas da bainha de mielina ( chamados de nodos de RANVIER) , entre os nodos a resistência da membrana é muito alta, forçando a corrente a trafegar rapidamente pelo axônio do nervo, até o nodo seguinte, onde pode ser gerado potencial de ação seguinte, deste modo o potencial de ação parece saltar de um nodo a outro rapidamente . isso é chamado de condução saltatória.
A esclerose múltipla é uma