O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
FONTES:
MONDIN, Battista. Curso de Filosofia, vol. 1. São Paulo: Edições Paulinas. 1981.
REALE, Giovanni e ANTISERI, Dante. História da Filosofia, vol. I. São Paulo: Paulus. 1990.
No presente artigo “O SURGIMENTO DA FILOSOFIA” com 21 paginas está dividido em quatro partes: Introdução, Origem da palavra Filosofia, Condições históricas e Filósofos da Natureza; podemos observar que o conhecimento filosófico surgiu aos poucos, em substituição aos mitos e às crenças religiosas, na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam, assim sendo a formação do pensamento filosófico se deu na passagem do mito para a razão.
Na INTRODUÇÃO do artigo nota-se que os deuses tiveram sua importância relativizada pela razão a partir dos elementos existentes na natureza estudados pelos pré-socráticos. Esses filósofos podem ser denominados como naturalistas que tinham como objetivo de descobrir a substância única, a causa, o princípio do mundo. O surgimento ou a origem da filosofia deu-se no momento em que o homem passou a buscar explicações de forma racional para os fenômenos da natureza, e não mais na mitologia.
Na segunda parte do artigo “A ORIGEM DA PALAVRA FILOSOFIA” vamos observar que a palavra filosofia nasceu na Grécia. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Dessa forma a palavra FILOSOFIA significa “amizade pela sabedoria”. Nessa época a Grécia vivia no auge de sua cultura, e assim algumas pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos. Um dos primeiros a procurar respostas fora dos mitos foi Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a.C.) que é considerado o primeiro filósofo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas que é a água. Para Tales de Mileto tudo começa na água.
Na terceira parte do artigo “CONDIÇÕES HISTORICAS” podemos notar que a filosofia surgiu fortalecida por fatos históricos que aconteceram e contribuíram para esclarecer as diversas modificações ocorridas. Os