o surgimento da filosofia
CURSO DE PROFICIÊNCIA FILOSOFICA PROF°. MARCOS PAULO
RESENHA CRÍTICA, ATIVIDADE MODULAR Nº1, O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
FERNANDO LUCIO SCALZER
RESENHA CRÍTICA
PRÉ-SOCRÁTICOS,col. “Os Pensadores”, vol.1, seleção de textos e supervisão do prof. Dr. José Cavalcante de Souza, São Paulo, Abril Cultural, 1978.
CHAUI, M. Filosofia, Série Novo Ensino Médio, Volume Único, São Paulo, Editora Ática, 2004.
CHAUI, M. Introdução à História da Filosofia – dos pré-socráticos a Aristóteles, Volume 1, São Paulo, Cia. Das Letras, 2002.
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Quando o homem, começa a questionar a sua existência, deixando de lado as explicações dadas pelos mitos, dá-se aí o surgimento da filosofia.
O pensamento mítico já não era o bastante para explicar a realidade, uma vez que era alicerçado sobre um dogma inquestionável passado pela tradição oral, buscando explicar o mundo através do sobrenatural (os deuses). O pensamento filosófico surge da desaprovação do real que encontramos no pensamento mítico. Hesíodo e Homero são as principais fontes do nosso conhecimento sobre os mitos.
Os relatos de Homero na Odisseia narram conflitos que levariam ao surgimento da filosofia. Através dos poemas eram transmitidos não só os mitos. Mas, os fatos históricos e o modo de pensar da sociedade grega vigente. Houve um momento que as explicações mitológicas deixaram de ser suficientes para que pessoas acreditassem nela. Surge aí a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as mudanças que ocorriam na natureza, uma vez que a mitologia não conseguia mais explicar tais fatos.
O primeiro a usar a palavra filosofia foi Pitágoras. A palavra filosofia tem origem grega. Philia – Amizade e Sophia – sabedoria, temos assim, a amizade pela sabedoria, pelo saber verdadeiro.
A filosofia como entendemos hoje, tem seu inicio na Grécia Antiga, no século IV a.C. para entendermos seu surgimento, é necessário entender um pouco o