O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIAL DOCENTE
DEBORA SANTANA DOS SANTOS
ESTUDO DIRIGIDO DO MODULO 01
FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
SALVADOR/BA
ABRIL - 2013
DEBORA SANTANA DOS SANTOS
ESTUDO DIRIGIDO DO MODULO 01
FUNDAMENTOS SÓCIO- ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Estudo Dirigido apresentado a Faculdade de Ciências da Bahia, ao curso de Formação Especial Docente, como trabalho de conclusão do modulo 01- Fundamentos Sócio- Antropológicos da Educação.
Orientadora: Profª Dra. Maria Célia C. de Melo
SALVADOR/BA
ABRIL - 2013
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
Logo no inicio do surgimento do pensamento filosófico, os primeiros pensadores perceberam a imensidão do universo que os rodeava e começaram a explorar este mundo de forma persistente e agitada. Perceberam que sua busca dos princípios primeiros só fazia sentido se eles pudessem demonstrar, com clareza e exatidão, a realidade que estudavam.
Filosofia surgiu da necessidade que o homem sentiu, de encontra uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças que ocorriam na natureza, que não fosse através da mitologia. pois, esta já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.
Nesta época as crescentes atividades político-sociais apresentaram a questão para mais perto do cotidiano humano já que os pensadores sofistas assim como Sócrates, Platão e Aristóteles exploraram compreensão da essência do homem. Já no período medieval surgi o termo teológico que se constitui a partir da mediação através da qual o humano era desvendado correlacionado com as questões antropológico uma vez que o grande problema o grande problema era compreender as relações entre o divino e o humano.
A modernidade brotar precisamente pela marca do antropológico que procurara validar as descobertas através do cunho cientifico. A filosofia atinge seu auge com o iluminismo e tem no sec. XIX seu apogeu. A busca