Levantamento Topografico 1
1 - Decomposição em triângulos ou triangulação:
É utilizado em levantamento de pequenas áreas e amarrações de detalhes naturais e artificiais, é um método pouco preciso. Utiliza-se trena e balizas. Consiste em decompor com o auxílio de um ou mais pontos instalados no interior da poligonal (piquetes), em triângulos a área a ser levantada, medindo-se os lados de cada triângulo.
A área de cada triângulo será calculada pela seguinte fórmula:
A = p(p - a)(p -b)(p - c) , onde p = a + b + c
2
A área da poligonal será a soma das áreas dos triângulos.
A representação gráfica se faz com o auxílio do compasso e escalímetro, ficando a poligonal sem orientação.
2 - Irradiação ou Coordenada Polar:
Aplica-se a qualquer levantamento de áreas pequenas ou amarrações de detalhes artificiais e naturais. Utiliza-se teodolito, trena e balizas. Consiste em instalar um ponto no interior da área a ser levantada, e com o teodolito calado neste ponto (zerado no Norte), determina-se Azimutes e distâncias para cada um dos vértices da área.
x1 = x0 + d1 . sen Az1 y1 = y0 + d1 . cos Az1 x2 = x0 + d2 . sen Az2 y2 = y0 + d2 . cos Az2
. . .
xN = x0 + dN . sen AzN
Quando da amarração de pontos a partr de pontos de uma poligonal, temos:
Az8-1 = Az7-8 + H1 - 180 x1 = x8 + d1 . sen Az8-1 y1 = y8 + d1 . cos Az8-1 Az8-2 = Az7-8 + H2 -180 x2 = x8 + d2 . sen Az8-2 y2 = y8 + d2 . cos Az8-2 Onde: Az7-8 = Azimute do vértce 07 para 08
Az8-1 = Azimute do vértce 08 para o ponto de amarração 01 x1 , y1 = coordenadas x e y do ponto 01 das amarrações... O cálculo da área será dado pela seguinte fórmula:
A= ((xn + xn-1) . (yn - yn-1))
2
A representação gráfica, tanto da área, quanto das amarrações, será feita em um par de eixos cartesianos em escala apropriada. O eixo y será a direção Norte.
3 - Interseções ou Coordenadas Bipolares:
Este método é utlizado para medições de pontos inacessíveis ou de difícil acesso.
São utlizados teodolito,