Doença Insipido
SISTEMA ESTUDADO: Nervoso
DOCENTE: Profa. Juliana de Oliveira MSc Pharm
Seminário para obtenção de nota parcial para aprovação na Disciplina de Fisiologia e Anatomia. Turma: 1ºB, Unidade Barra Funda. Período: Vespertino Curso: Técnico em Farmácia.
São Paulo
2014
Departamento de Saúde II / Curso Tec. em Farmácia
Disciplina de Fisiologia e Anatomia Cursos
Técnicos da Universidade Nove de Julho
TEMA: Diabetes insípido em paciente com esclerose múltipla
Resumo – A esclerose múltipla é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza por surtos, que podem atingir qualquer topografia do cérebro, medula espinhal e nervo óptico. Sendo o diabetes insípido central causado, principalmente, em virtude de danos do sistema nervoso central (tais como trauma, cirurgia, tumor, infecção).
Palavras-chave: Diabetes insípido; Esclerose múltipla;
I – INTRODUÇÃO
A Esclerose Múltipla é uma doença que mostra com diversos sinais e sintomas neurológicos. Entretanto, o diabetes insípido central não é uma manifestação frequentemente encontrada. Descreveremos, a seguir, o caso de uma paciente portadora de Esclerose Múltipla que desenvolveu Diabete insipida central. Após o diagnóstico e adequado tratamento com desmopressina, um análogo do hormônio antidiurético, a paciente evoluiu com resolução completa do distúrbio hidroeletrolítico.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, 32 anos, branca, portadora de esclerose múltipla secundariamente progressiva há dez anos, apresentava como sequela da doença bexiga neurogênica e deficiência de força em membro inferior esquerdo. Procurou serviço médico por vômitos e dor abdominal, sendo diagnosticada infecção de trato urinário com evolução para choque séptico e necessidade de intubação orotraqueal. À sondagem vesical, houve diurese de 9 litros em 12 horas e consequente hematúria, sendo iniciada irrigação vesical contínua. Durante a internação,