Principais patologias do sistema end crino
são doenças relacionadas com as glândulas endócrinas do corpo. O sistema endócrino produz hormônios, que são sinais químicos enviados para fora, ou secretadas, através da corrente sanguínea. Hormônios ajudam o corpo a regular os processos, tais como a respiração, o equilíbrio de fluidos, feminilidade ou masculinidade, e controle de peso.
O sistema endócrino consiste em várias glândulas, incluindo a glândula pituitária e no hipotálamo no cérebro, as glândulas supra-renais nos rins, tiróide e no pescoço, bem como os do pâncreas, dos ovários e testículos. O estômago, fígado e intestinos também secretam hormônios relacionados à digestão. Doenças endócrinas mais comuns estão relacionados ao mau funcionamento do pâncreas e hipófise, tireóide e glândulas supra-renais.
Doenças endócrinas mais comuns são diabetes, acromegalia (gigantismo), a doença de Addison,----------------. Esses distúrbios têm frequentemente sintomas generalizados, afetam várias partes do corpo, e pode variar em gravidade de leve a muito grave. Os tratamentos dependem do transtorno específico, mas muitas vezes se concentrar em ajustar o equilíbrio hormonal com hormônios sintéticos.
Diabetes insípido
O Diabetes insípido é um distúrbio do lobo posterior da hipófise devido a uma deficiência de vasopressina, o ADH. Caracteriza-se por sede intensa ( polidipsia) e grandes volumes de urina diluída. Pode ser secundário ao traumatismo do crânio, tumor cerebral ou ablação cirúrgica ou irradiação da glândula tireóide. Também pode ocorrer com infecções do SNC (meningite, encefalite) ou tumores (doença metastática, linfoma de mama ou pulmão). Outra causa do Diabetes insípido é a falha dos túbulos renais em responder ao ADH; essa forma nefrogênica pode estar relacionada à hipocalcemia, hipercalcemia e inúmeros medicamentos ( ex: lítio, demeclociclina).
Manifestações clínicas
Sem a ação da vasopressina sobre o néfron distal do rim, tem lugar um enorme débito diário de