CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE ARTES NO PROCESSO EDUCATIVO E SOCIAL
Maria Emilia AMANCIO1
RESUMO: O objetivo a ser alcançado com essa pesquisa é promover junto a educadores e educandos, reflexões sobre a arte, seu papel na foramação de cidadãos críticos, que reconheçam a si e ao outro como semelhantes, diversos, mais iguais nos direitos e comprometidos com o seu meio social, levando a entender a importância da arte na Educação para a formação do sujeito, buscando uma sociedade mais criativa e inovadora. O objetivo especícifico visa estudar: O que é a arte, as leis que amparam o estudo da Arte e a história no Contexto Escolar. Este estudo se dá na forma de pesquisa bibliográfica, a partir de fontes já elaboradas, não exigindo ser contemplado de forma direta, porém sendo necessário que os materiais utilizados sejam de fontes seguras e condizentes com o assunto tratado. O trabalho visa contribuir com os profissionais que atuam na Educação e áreas afins, auxiliando-o na importância que o ensino da Arte possui para a melhoria da qualidade de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Arte; Arte e suas Leis; Arte e sua história no Contexto Escolar.
INTRODUÇÃO Nos dias atuais as diferentes linguagens: visual, musical, cênica, corporal e outras mais, estão associadas, às novas tecnologias, novos valores e evolução em diversos segmentos. A arte é um dos instrumentos que envolvem a representação do mundo. Assim, a Arte não pode estar dissociada do meio onde os alunos se inserem. O contexto familiar, escolar e comunitário deve ser considerado na busca de compreensão e associação da aprendizagem em Arte.
A Arte vai muito além das salas de aula. Pode fazer parte da vida do aluno. Quando o aluno se sensibiliza pelo prazer da Arte, trabalha com motivação e altivez. A Arte não tem importância para o homem somente como elemento capaz de desenvolver sua criatividade, sua percepção, mas tem importância em si mesma, constituindo-se de manifestações da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem