216294340175

1100 palavras 5 páginas
Diabetes Insípidos

A diabetes insípidos é um distúrbio que irá causar essencialmente sintomas como micção excessiva (excreção exagerada de urina) e ainda, sede constante. Isto deve-se ao fato do organismo não produzir a hormona vasopressina, com propriedades antidiuréticas, tendo por isso os rins pouca capacidade para concentrar a urina. Dessa forma, o corpo estará a eliminar água em quantidades elevadas, que não se consegue repor bebendo mais. Daí a sede constante.
A hormona vasopressina é produzida geralmente no hipotálamo, e controla muitas das funções dos rins, tais como a filtração do sangue e a reabsorção da água para a corrente sanguínea. Deixando de haver hormonas em quantidades suficientes, muita da água que deveria ser reabsorvida pelo sangue, sairá pela urina, deixando o organismo em risco de desidratação.

Diabetes insípidos central

É uma condição médica rara que envolve a sede excessiva e a micção excessiva.

Causa

Ocorre quando o corpo dispõe de muito pouco hormônio vasopressina, um hormônio antidiurético também conhecido como argipressina. A vasopressina limita a quantidade de urina que o corpo produz. Normalmente, a glândula do hipotálamo, localizada no cérebro, produz hormona vasopressina, e armazena-a na glândula pituitária.

Sinais e Sintomas
Aumento da quantidade da produção de urina
Sede excessiva
Confusão e mudanças na consciência devido à desidratação (se o paciente for incapaz de beber)

Tratamento

A causa da doença deve ser tratada. A vasopressina pode ser administrada em forma de spray nasal, comprimidos por via oral, ou injeções sob a pele. Desta forma controla-se a produção de urina, o equilíbrio de fluidos e impede-se a desidratação.
Em casos ligeiros, apenas aumentar a quantidade de água ingerida pode ser o suficiente. Se o mecanismo de sede não estiver a funcionar (por exemplo, se o hipotálamo estiver danificado), também pode ser necessária uma prescrição para uma certa quantidade de ingestão de água

Relacionados