Era Cenozoica
Entretanto, alguns seres sobreviveram ao período de escassez de comida que se estendeu até o início da Era Cenozoica, e foram evoluindo ao longo do tempo até ficar como os conhecemos hoje. A principal espécie a evoluir foi a dos mamíferos. Tanto é que a Era Cenozoica às vezes é chamada de “Era dos mamíferos”, tal qual a Era Mesozoica com relação aos dinossauros. Mas a diversidade biológica deste período e a rápida evolução das espécies tornam injusta tal denominação.
Os mamíferos foram os animais privilegiados nesta era pelo seu grande desenvolvimento, não se podendo dizer o mesmo dos grandes répteis que foram totalmente extintos. Alguns protozoários, denominados numulares, chegam a alcançar o tamanho de ate cinco cm, sendo que seus depósitos resultaram em formações calcárias que foram utilizadas pelos egípcios nas construções das pirâmides.
O nome atribuído ao Período “Terciário” é um nome informal utilizado para denominar os Períodos oficiais denominados Paleogeno e Neogeno, excluindo-se deste último as Épocas do Pleistoceno e Holoceno, que segundo a correspondência com a denominação informal, são conhecidos como Quaternário, indicando as Épocas mais recentes da cronologia geológica.
No Paleoceno, a Terra passou a ser dominado por mamíferos de médio porte; A partir de aproximadamente 66,4 milhões de anos, iniciaram-se as quedas de temperatura em escala planetária.
No Eoceno, ocorre diversificação dos mamíferos. Surge a maioria das angiospermas, e famílias de peixes e aves