Resumo de economia - 2 sem.
A macroeconomia estuda as atividades econômicas globais de uma sociedade, analisando o comportamento agregado dos agentes econômicos, bem como os fatores determinantes que modificam o equilíbrio interno e externo de variáveis como: renda, produto, consumo, poupança, investimento, importação, exportação, gastos do governo, nível geral de preços e salários, nível de emprego e juros, isoladamente ou em suas relações umas com as outras. Em termos gerais, podemos dizer que a macroeconomia procura explicar o comportamento da economia a partir das variáveis agregadas.
A macroeconomia e a microeconomia andam juntas e a sua separação prejudica o correto entendimento da teoria econômica. Elas se diferenciam apenas no nível de agregação das variáveis econômicas. Enquanto na microeconomia estudamos os comportamentos individuais de consumidores e produtores, como por exemplo, os salários na formação de preços de uma unidade de produção, na macroeconomia a análise se fundamenta no nível agregado, ou seja, o comportamento de todos os consumidores versus o comportamento de todos os produtores, como por exemplo, o estudo do nível geral de salários na formação geral dos preços de uma economia.
POLÍTICAS ECONÔMICAS * DIFERENÇA DE MACROECONOMIA (ESTUDO DE UMA ESPÉCIE, GRUPO) E MICROECONOMIA (ESTUDO DO INDIVÍDUO). * TRIBUTOS: IMPOSTOS DIRETOS (IMPOSTO DE RENDA, ETC) E IMPOSTOS INDIRETOS (ICMS, ETC). * CONCEITO: É O CONJUNTO DE MEDIDAS ECONÔMICAS ADOTADAS PELAS AUTORIDADES GOVERNAMENTÁRIAS, A ECONOMIA DO PAÍS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E MACROECONOMIAS DEFINIDAS PELO GOVERNO. * PEA – POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA * DIFERENÇA DE CRESCIMENTO (GERA RIQUEZA, PORÉM NÃO São TODAS AS PESSOAS QUE USUFRUEM) E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
_______________________________________________________________________
* SISTEMA ECONÔMICO: - SOCIALISTA: APRENDEU A DISTRIBUIR, MAS NÃO PRODUZIR;