Resumo caps 2 e 3 fundamentos da economia
2.1 Introdução.
A Teoria econômica, de forma sistematizada, teve inicio quando foi criada a obra de Adam Smith “A Riqueza das Nações” no ano de 1776.
Antigamente, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte da Filosofia Social, da Moral e da Ética. A Economia foi orientada de acordo com alguns princípios gerais da ética, justiça e igualdade.
As ideia de troca e preço justo, a condenação dos juros se justificavam em termos morais,sem existir um estudo sistemático das relações econômicas.
2.2 Precursores da teoria econômica
2.2.1 Antiguidade
Na Grécia Antiga, a Economia começou a ser conhecida por Aristóteles (384-322 A.C) que inicialmente foi quem criou o termo Economia (oiko-nomía) em seus estudos sobre a Administração privada e sobre finanças públicas. Foram encontrados outros arquivos de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 A.C).
Roma não deixou nenhum escrito notável em Economia. Nos séculos seguintes, até aos Descobrimentos, foram vistos poucos trabalhos de destaque, que não apresentam um padrão único e estão permeados de questões ligadas a justiça e moral. Lei da Usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo, são modelos mais citados.
2.2.2 Mercantilismo
No Século XVI, nasce a primeira escola econômica: O Mercantilismo. O Mercantilismo tinha algumas preocupações claras sobre o acumulo de riquezas de uma nação. Tinha alguns princípios como criar o Comex e enriquecer. O acumulo de metais tem grande importância e surgem fatos mais feitos sobre a moeda. Falavam que um país seria mais forte quanto maior fosse seu estoque de metais valiosos. O Mercantilismo acabou criando guerras e se firmou no estado sobre assuntos Econômicos.
2.2.3 Fisiocracia
Escola de pensamento francesa, a Fisiocracia, criou trabalhos uteis. Acreditavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia que o universo