Resumo 2 de economia
2.2 Precursores da Teoria Econômica
2.2.1 - Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeira referéncias conhecidas á Economia aparecem no trabalho de Aristóteles em seus estudos sobre aspectos de administratação privada e sobre finanças publicas. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e de Xenofonte, que aparentemente foi quem cunhou o termo ECONOMIA(oikonomía).
2.2.2 - Mercantilismo
A partir de século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econÔmica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. A política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do estado em assuntos econômicos.
2.2.3 - Fisiocracia
No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a FISIOCRACIA, elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais. O trabalho de maior destaque foi o do Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique . Na verdade, a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. A fisiocracia que era desnecessaria a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ele seria derrotado. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa "regras da natureza").
2.2.4 - Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Considerando o o precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto cientifico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra A riqueza das nações, em 1776, O livro é um tratado muito abrangente sobre questões econômicas que vão desde as leis do