Resumo Cap 2 Economia Da Energia
De acordo com a distribuição desigual das reservas, o petróleo é uma das principais commodities negociadas no comércio internacional. A evolução do preço do petróleo sempre produz desdobramentos importantes de ordem macroeconômica, pautando as estratégias de sustentação das megaempresas operadoras de petróleo e o horizonte de crescimento de todas as outras fontes de energia, convencionais ou alternativas.
CARACATERÍSTICAS TÉCNICO-ECONÔMICAS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Cadeia produtiva da Industria do Petróleo: exploração e produção, rede de transporte do petróleo, o refino do petróleo bruto, a distribuição dos derivados e a comercialização dos derivados.
Intensidade de Capital e Fator de Risco
A intensidade de capital é particularmente significativa na fase de exploração e produção, em função do alto risco. O risco geológico está ligado a imponderabilidade ou incerteza do desconhecido na descoberta de jazidas economicamente rentáveis. Risco político deve-se a uma mudança inesperada e desfavorável do regime político do país hospedeiros e seus respectivos efeitos.
Para distribuir os riscos e custos, as firmas implementam uma estratégia de integração vertical das atividade econômicas ao longo da cadeia produtiva. Privilegiam a sobrevivência no longo prazo em lugar de realizar lucros no curto prazo, destinando parte suficiente do capital para pesquisa exploratória.
Recursos e Reservas Recurso abrange todo o óleo passível de ser extraído, inclusive volumes ainda não descobertos, As reservas são o volume de óleo já identificado e passível de ser economicamente extraído de uma jazida com a tecnologia disponível.
Variaveis que movem a indústria petrolífera: desenvolvimento tecnológico na exploração prospectiva e a ocorrência de novas descobertas, a evolução no preço do petróleo, evolução na demanda do óleo e a evolução na taxa de juros.
Funções de Custo de Exploração, Desenvolvimento e Produção
O custo de produção atual