fundamentos da economia resumo do capitulo 1 e 2
Larissa Machado Protti
R.A: 208155
Fundamentos da economia
Capítulos 1 e 2
São Paulo
21/08/2015
A palavra economia pode ser generalizada como “administração da coisa pública”. A economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo.
Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos.
A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos.
As sociedades são obrigadas a fazer escolhas sobre O QUE e QUANTO, COMO e PARA QUEM PRODUZIR.
1. O que e quanto produzir – a sociedade deve decidir se produzem mais bens de consumo ou bens de capital. Em economias de mercado, o que e quanto produzir é sinalizado pelos consumidores (o que é chamado de soberania do consumidor).
2. Como produzir – trata-se de uma questão de eficiência produtiva: serão utilizados métodos de produção capital intensivos? Ou de mão-de-obra intensivos? Ou de terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país.
3. Para quem produzir – a sociedade deve decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos bens e serviços. Podendo ser classificados em:
Sistema capitalista: Regido pelas forças de mercado.
Sistema socialista: as questões econômicas são resolvidas por um órgão central de planejamento.
Curva de possibilidade de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos