Resumo Capitulo II
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Ana Crispina
Ana Paula
Gina Bacelar
Geisa Silva de Oliveira
Gleison
RESUMO DOS CAPÍTULOS I-II do livro Fundamentos da historia do Direito
Salvador 2015
ANA CRISPINA
ANA PAULA
GINA BACELAR
GEISA SILVA DE OLIVEIRA
GLEISON
RESUMO DOS CAPÍTULOS I-II do livro Fundamentos da historia do Direito
Salvador
2015
Resumo capítulo I (formas de direito nas sociedades primitivas).
Palavras Chave: sociedade, direito, avanço.
1. INTRODUÇÃO
A introdução nos mostra que cada sociedade possui sua cultura como base a ser seguida, e assim também o Direito Arcaico /Primitivo estão presentes em civilizações que ainda o aderem como Austrália , Nova Guiné , etc.
2. FORMAÇÃO DO DIREITO NAS SOCIEDADES PRIMITIVAS
Uma vez que o direito tem a compreensão de cada sociedade que o gerou, para a sociedade primitiva a base geradora dos assuntos jurídicos teve inicio desde os laços de consanguinidade as praticas de convívio familiar, sendo unido também por crenças e tradições impostas por reis e sacerdotes.Com o avanço da sociedade o direito evoluiu em estágios que provinha dos deuses e de costumes, para o Direito identificado como a lei.
3. CARACTERISTICAS DO DIREITO ARCAICO
Não eram legisladas, as populações não conheciam a escritura formal, e se baseavam pela tradição. Também cada organização possuía um Direito único, cada um com suas próprias regras, e a população sofria grande influencia da religião que o Direito era subordinado aos antepassados.
3.1 AS FONTES DO DIREITO PRIMITIVO
Em resumo são baseados nos costumes , preceitos verbais e as decisões pela tradição onde a religião tem dominante influencia .
Parte II resumo cap.I
É natural que cada sociedade desenvolva uma cultura composta de obrigações ou proibições que devem ser cumpridas dentro de um sistema. Para