Resumo do capitulo ii severino
O total aproveitamento das aulas será adquirido com os estudos extraclasse, onde dentro de sala terá uma previa explicação e posteriormente uma pesquisa completa para ter material suficiente, para um bom fichamento.
Procedendo assim o aluno estará trabalhando de maneira racional, inteligente realizando simultaneamente todas as dimensões de aprendizagem.
A disciplina de estudo
A metodologia de estudo e sem duvida a mais eficaz. Onde pressupõe um mínimo de organização na vida estudantil, para que o aluno possa aproveitar o pouco tempo que tenha disponível para estudar e aprimorar seus conhecimentos, ou seja, estabelecer uma divisão de tarefas do horário de estudo.
Leitura e documentação
Diretriz para a leitura, análise e interpretação de textos.
Em verdade os textos de ciências e de filosofia apresentam obstáculos específicos, mas nem por isto se torna insuperável. Pois essa dificuldade pode ate desanimar o leitor, ou seja, dever ser lê o texto e onde houver dificuldade devemos pesquisar em outras fontes O que não foi entendido.
Delimitação da unidade de leitura
A primeira medida tonada pelo leitor é uma unidade de leitura, ou seja, deve se ler uma seção ou uma subdivisão compreende-la totalmente para somente depois começar a próxima parte tornando assim mais fácil a compreensão final da leitura.
Análise textual
Primeira abordagem do texto com vista à preparação da leitura.
Primeiramente se faz uma rápida leitura para que possa marca todos os pontos de possíveis duvidas que exijam esclarecimentos. Enfim e uma leitura visando obter uma visão do todo, anulando todas as duvidas possíveis.
Análise temática
Uma análise temática consiste em descobrir os núcleos de sentido que compõe a comunicação, cuja presença ou frequência de aparição pode significar alguma coisa para o objeto analítico escolhido.
Análise interpretativa
É a terceira abordagem do texto com vistas a sua interpretação, mediante a situação das ideias do