Vitaminas
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta, pode levar a doenças. Quase todas não são produzidas pelo organismo em questão, devendo obrigatoriamente ser obtidas na dieta. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose.
AVITAMINOSE:
A avitaminose é causada pela carência de vitaminas. É capaz de gerar várias doenças, de acordo com a vitamina que falta ao indivíduo. Ela pode ocorrer não apenas pelo fato de a pessoa não se alimentar corretamente, mas também pelo fato de ela ter uma má absorção do intestino, que pode ser tanto localizada (como é nos casos em que há um déficit no ílio intestinal) quanto generalizada (como nos casos de alcoolismo e gastrite crônica).
HIPERVITAMINOSE:
A hipervitaminose, ao contrário da avitaminose, é causada pelo excesso de vitaminas e é capaz de levar a um quadro de intoxicação. O indivíduo que ingerir grandes quantidades de vitaminas, dependendo de qual seja, pode contrair diversas doenças.
Somente as vitaminas K e C não apresentam problemas em relação a sua ingestão.
Hidrossolúveis
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para armazená-las, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária, como as do complexo B e vitamina C.
Lipossolúveis
Este tipo de vitaminas necessita do auxílio de gorduras para serem absorvidas. As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.