Resumo de bobbio
CAPÍTULO I
Para Bobbio as regras jurídicas sempre será fruto de uma totalidade, não nasce e tem finalidade exclusiva que justifique ou sustente sua subsistência. E de imprescindível importância é estudar também o conjunto dessas regras jurídicas, que é o Ordenamento Jurídico e a sua teoria consiste na integração do estudo das normas jurídicas, das regras jurídicas, integração esta auxiliada no estudo da busca sobre o entendimento do Direito, na qual entende que as normas jurídicas tem sanção cuja sanção é executada é externa e institucionalizada, basicamente isto, haja vista a possibilidade de estudar essa definição por vários aspectos.
Igualmente importante é também o estudo do ordenamento jurídico, que é essencial também para o estudo das ciências jurídicas. Dentro de um ordenamento jurídico tem várias espécies de normas, que podem ser de condutas de competência, e essa mistura é essencial, pois é impossível a existência de um ordenamento com uma só espécie de normas, gerando como conseqüência problemas de colisão entre as normas e na qual desenvolve diversos métodos de solução para esses problemas.
CAPITULO II
Esses problemas do ordenamento jurídico justificam-se nas fontes que são variadas, dando razão á complexidade da sua estrutura, pois a sociedade exige tamanha regulamentação nas regras de condutas que é impossível atenderem plenamente todas elas somente com um fonte ou órgão.
Em todo ordenamento jurídico o ponto de referência último é o poder originário, o poder pelo qual não existe outro pelo qual se possa justificar o ordenamento jurídico. Geralmente o processo de criação de um ordenamento jurídico é a absorção de um modelo velho de Direito para a criação de um novo, ou seja, é um duplo procedimento, também pelo estudo das fontes tem o aspecto do estudo que passa pelo jusnaturalismo na qual as regras jurídicas com finalidade de garantir o melhor gozo dos direitos naturais, já nasce limitado por esse direito preexistente, e também tem o