Resumo De Aulas
Fármacos: Os fármacos (medicamentos) podem tanto ser benéficos para o corpo quanto maléficos (tóxicos). Seu efeito é dinâmico, variando de organismo para organismo.
Ação de um corticoide (antibiótico): Num caso de infecção, o ácido araquidônico, presente na membrana plasmática de células corporais, dá início à produção de eicosanoides (mediadores lipídicos de importância incontornável na fisiologia e patologia humanas), dentre os quais se encontram as prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos, através da via metabólica da cascata do ácido araquidônico. Iniciando, então, um processo de pós-inflamatório como forma de proteção do organismo. Sendo assim, é esse ácido o alvo de medicamentos como corticoide (antibióticos), os quais inibem a produção de tal ácido e evitam o processo de inflamação.
Drogas: São substâncias que ocasionam alterações no funcionamento biológico devido às suas ações químicas.
Produção de serotonina: A área límbica (sistema nervoso central) é que controla o humor, é que controla a serotonina (neurotransmissor), causadora do bem estar. O aminoácido precursor da produção de serotonina pode ser encontrado em alimentos como o chocolate. Quanto mais serotonina no organismo, menor é a vontade de ingestão alimentar.
Características relacionadas ao sono: O sono é controlado pela melatonina, hormônio sintetizado, também, através do aminoácido essencial Triptofano, sendo mais produzida na ausência de luz, característica essa que é controlada pela glândula pineal (mediadora entre o ciclo claro/escuro). Também há algumas outras coisas que podem influenciar o sono, como a quantidade de oxigênio e glicose sendo enviados ao cérebro, quanto menor for a quantidade, maior será a sonolência.
Cortisol: A secreção de cortisol se dá a partir de um estímulo estressante (atividade física ou contusão em alguma parte do corpo) ou mesmo ansiedade, que transmite impulsos nervosos ao hipotálamo. Este, por sua vez, libera o fator liberador de corticotropina